sexta-feira, 15 de abril de 2011

Munguzá



Na minha opnião, Munguzá é total Comfort Food. Quando eu era criança, almoçávamos toda sexta-feira santa na casa da minha avó paterna, esta era Santa até no nome; Dona Santa, católica praticante, adorava reunir a família e servir todos com as iguarias tradicionais da celebração da Paixão de Cristo. A canjica era servida de lanche da tarde, ela vinha morninha, com um cheirinho delicioso de amendoim e côco. Delícia *;)

Confesso que adoro a praticidade da vida moderna e também não tenho tempo para fazer a receita tradicional. Hoje, podemos comprar a canjica pré-cozida embalada à vácuo em qualquer mercado, assim pulamos a etapa aonde deixamos o milho da canjica de molho ( por que é duro pra chuchu!) e ter que enfrentar o meu maior monstro na cozinha... “A panela de pressão” . O sabor e a textura não mudam, a única diferença é que economizamos umas horas na cozinha! Tudibom...segue a receitinha delícia! *;)


Munguzá

1 pacote de canjica cozida e embalada à vácuo ( aprox. 300grs)
1 copo de leite (200ml)
1 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açucar
1 lata de leite condensado
Paçocas doces de amendoim (à gosto)

Eu misturo o amido de milho no copo de leite na panela, depois junto a canjica, e o açúcar, o leite condensado, misturo tudo e deixo no fogo (baixo) até leventar fervura, depois da primeira fervura deixe cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre. Servir quente

Dicas:

Eu não sou muito fã de doces muito melados, por isso eu escolho o açucar ou o leite condensado para colocar na receita, mas isso no meu munguzá se preferir bem doce use os dois :)

Algumas pessoas goostam de colocar amendoim torrado na canjica, mas eu prefiro deixar que cada convidado customize seu Mungunzá *:)

Gosto de deixar uns potinhos de porcelana, beeem fofos, com côco ralado (hidratado em leite de coco), Paçoca, Canela em Pó, Cravo. Além de ficar fofo o mini buffet, cada convidado pode customizar seu Munguzá.


Esta receita serve 4 Porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário