O Alentejo apresenta uma grande diversidade gastronómica, pois, além da tradição da pastorícia,e o grande número de plantas aromáticas que se encontram nos seus campos; existe também a proximidade do mar, incorporando vários pratos de peixes e mariscos. Ou seja, existe opçoes para todos os gostos e regimes alimentares. O pão é, como em todo o Alentejo, uma componente essencial de toda a alimentação. A este nobre alimento juntam-se os queijos regionais e os vinhos.
Esta foto foi tirada no Restaurante Medieval, em Évora. um lugar muito aconchegante e com um atendimento, impecável!! Cheguei com uma dor de cabeça insuportavél e sai de lá com a alma leve, tamanha atenção e simpatia que recebi da equipe e do dono do estabelecimento.
Assim que cheguei, eles colocaram todas as entradas da casa e escolhi o pão e azeite e água. Depois ele veio me explicar a culinária local, e me sugeriu alguns pratos que me ajudariam a suportar toda a caminhada que ainda me aguardava em Évora; ele sugeriu uma Sopa de Cação ou uma Tomatada, a segunda opção me pareceu mais curiosa.
Era uma sopa aromática de tomates servida com pão e os paios e presuntos locais...dentro tinham uns dois ovos poché...simplesmente divino e nao poderia deixar de registrar aqui.
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
sábado, 9 de junho de 2012
Santo Antônio, seu fofo! Um Caldin pro’cê
Pois é meu
povo, faltam 4 dias para o dia do Santo mais
solicitatado deste país, acho que São Judas Tadeu e São Longino estão
firmes na luta pelo podium, mas Santo
Antônio está lá com a estrelinha dourada; também pudera, qualquer busca no
Google revela que a especialidade dele é arranjar marido rsrsrs
Olha é cada
história que eu já escutei; amigas que
escreveram o nome do namorado em um pedaço
de papel e deixaram inocentemente dentro do livro, na igreja que fica
localizado no centro do Rio de Janeiro, alíás um passeiro imperdível pois o lugar
é de uma beleza indescritível!! Existem as que colocam a imagem do Santo de
ponta a cabeça em um copo d’agua até encontrar o seu “sapo encantado”, pois é
no desespero vale até tortura.
Sem dúvida
alguma, a história mais hilária foi a de uma outra que encomendou um relicário,
na esperança de tratar o Santo com dignidade, dando-lhe um lar, sem torturas
para assim encontar seu grande amor. Se
você acredita em simpatias, neste link você vai encontrar inúmeras simpatias
para tentar garantir ou descobrir o seu futuro no amor. Eu prefiro ocupar o meu
tempo de solteira no Rio de Janeiro, “cuidando do meu jardim” até aparecer a
borboleta mais faceira rsrs.
Mas como não
sou boba nem nada, nas minhas pesquisas para escrever este post, descobri que a
cor ideal para “agradar” o Santo e pedir aquela ajudinha na hora de arranjar um Boy
Magia, é laranja!!!! Daí a inspiraçao apara a receita que eu acabei de fazer :
Caldo de Abóbora
1 kg de
Abobora
1 lt de
caldo de legumes
½ cebola
pequena
½ maço de
coentro
200 grs de
linguiça defumada mineira (sabe, aquela bem curtida e bem temperada??)
Gengibre em
pó (à gosto)
2 C.S Alho
frito (aquele que vem pronto no potinho)
Sal a gosto
#modifazê:
Cortei a abórora
(laranja, no me pergunte o tipo, eu vou pela cor rsrs) em pedaços grosseiros e
coloquei para cozinhar (no vapor) com casca, semente e tudo. Até conseguir
espetar um garfo na abóbora e sentir ela bem macia. Retirei a polpa e guardei a
casca**. Coloquei a polpa no liquidificador e juntei o caldo de legumes com a
cebola e os cabos do coentro, as folhinhas eu separei para dar um tom verde no
caldo.
Antes de
bater o caldo, coreti a linguiça em rodelas bem fininhas e coloquei em uma
panela de fundo grosso para fritar, claro na própria gordura, ate começar a
soltar um caldinho, nesse momento eu coloquei o gengibreem pó, deixei apurar um
pouquinho, e em seguida o alho frito. Esperei o alho hidratar um pouco e bati o
caldo e em seguida coloquei na panela para terminar o cozimento da linguiça,
por útimo as folhinhas de coentro.
Gente,
sério...nesse friozinho, é um mimo pra Santo nenhum colocar defeito!!!
** A casca
da abóbora vai virar um pãozin delicioso no próximo post!!!
sexta-feira, 8 de junho de 2012
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Fricassê de Frango
Cá estamos em mais um feriado Cristão; no Rio de Janeiro 21C, com o mar em ressaca e temperaturas mínimas, o que não nos sugere nada diferente a não ser nos alimentar fartamente *;) Curtiu? Apertem os cintos rsrsrs...Particularmente eu adoro cozinhar pratos suculentos e cremosos no frio. Hoje vou postar uma receita bem conhecida nos lares afora deste "Brasil Varonil".
O Fricassê de Frango
Ele foi trazido pelos portugueses...Dããã...nada mais óbvio! Ah, mas ele também poderia ter chegado aqui através dos holandases, ou por intermédio de vários outros povos que,
por aqui passaram e deixaram sua contribuição à nossa rica culinária; mas voltemos ao post do dia, o Fricassê de Frango integra nossa culinária desde o século XVIII e tem sua origem na França. Nasceu originalmente de um guisado de vitela (maldade com os bezerrinhos, mas eu adoro essa carne, os vegetarianos que me perdoem) ou frango cortado em pedaços e cozidos em molho bem temperado, cremoso e abundante.
Claro que cada um tem sua adaptação para esta receita, a minha foi elaborada para alimentar um grupo de amigos, num final de semana na serra (Mury), fiz um cálculo para um grupo de cinco famintos...então vamos ao que interessa?
Fricassê de Frango
Ingredientes
3,5 kg de peito de frango (limpo e cortado em cubos)
2 cebolas roxas
2 dentes de alho
Pimenta Verde (triturada à gosto)
6 a 7 Grãos de Zimbro
3 Taças de Vinho Branco
Azeite
300 ml de Molho de Tomate (p.s.: molho, não é extrato!!)
2 c.s farinha de trigo
Noz moscada ralada
2 caixinhas de Creme de Leite
300 grs de Parmesão
200 grs de Champignon fatiado
300 grs de Queijo Estepe
100 Manteiga
Sal
Batata Palha
#Modifazê:
Depois de dar uma lavadinha no peito e frango com suco de limão ou vinagre de maçã (prefiro este último), cortamos em cubos (regulares hein galera!) e coloque num refratário,
depoir vamos partir as cebolas em 4 pedaços iguais e distribuir pelo refratário, cortar os dentes de alho ao meio e repetir o processo, em seguida, amassar as sementes de zimbro e jogar sobre o frango, moer as sementes de pimenta verde sobre o frango, à gosto. Regaremos o frango com o azeite e depois o vinho branco, cobrir o refratátio em papel filme e levar a geladeira até a hora do preparo. Olha esses sabores misturados vão deixar um gosto especial no molho cremoso, acreditem!!A marinada logo depois do café da manhã, uma vez pronta e fui jogar peteca, para queimar o café da manhã rsrsrs e esperar a galera gritar de fome novamente :)
Lá pelas 15:00 hrs, fui fazer a primeira etapa do "meu" Fricassê. Retirei da marinada a cebola roxa e o alho e piquei bem pequenininho, peguei uma panela (graaannnnde) e coloquei a manteiga até ela começar a dourar, joguei a cebola e depois que ela começou a ficar transparente joguei o alho e "aumentei as chamas do fogão" rsrsrs (#drámaaatica), para o fundo da panela começar a dourar (não deixem o alho queimar), para dar cor ao frango quando ele entrar na jogada.
Quando o fundo da panela ficou com aquele bronze coloquei o frango (sem o caldo da marinada), e deixei cozinhar, coloquei o molho de tomate e fui acrescentando a farinha de trigo alternando com um pouco do caldo da marinada, para formar um molho cremoso.Desliguei o fogo e acrescentei os champignons, o sal e a noz moscada, por ultimo veio o creme de leite.
Calma que ainda falta levar para gratinar...Depois de ter que ,infelizmente, dispensar o que restou da marinada, lavei o refratário e coloquei metade do frango cremoso, e coloquei as fatias de queijo estepe, nessa hora podemoscolocar umas colheradas de catupiry, deve ficar bem legal também. Cobrimos com o restante do frango, coloquei uma mistura de batata-palha e queijo parmesão e lever para dourar, no forno elétrico funciona melhor se colocar todo o calor para a parte superior do forno, mas ninguem percebeu este detalhe!
Bon appétit!!
sábado, 2 de junho de 2012
Brigadeiro
Brigadeiro com Cookie de Chocolate |
Existe coisa mais gostosa que um brigadeiro bem feito? Ok existe, mas o foco aqui é confeitaria rsrsr *;)
Neste post vou dar umas dicas bem legais de como fazer o seu brigadeiro ficar inesquecível!!!
Vamos começar pela apresentação, adoro enrolar os meus em pedacinhos de biscoitos de chocolates, mais conhecidos como Cookies MiniBites. Super adoro também os Crispies de Chocolate Branco, podemos colorir eles de acordo com o tema da festa usando Glitter em Pó Comestível. Podemos simplificar também, fazer um brigadeiro branco, rechear com manteiga de amendoin e creme de avela, e depois enrolar em paçoquinha esfarelada #deolhonafestajunina.
Existem aqueles que gostam de fazer a massa do doce com Chocolate em Barra, fica divino, não há sombra de dúvidas, para isso que seja um chocolate nobre (belga ou que o cacau seja de procedencia certificada) são os conhecidos Brigadeiros Gourmet. Usar chocolate ao leite e nacional, só altera o preço e não resultado final. Assim sugiro usar Chocolate em Pó de boa qualidade! Os produtos nacionais perdem pela qualidade do cacau que temos aqui, mas o preço e a facilidade em encontrá-los, são algumas vantagens; além disso o brigadeiro fica com aquele gosto de infância, que nos faz lembrar de quantos docinhos eram subtraídos da mesa ante de cantar o "Parabéns!!"
Quando a festa é de adulto, A.D.O.R.O. colocar uma dose etílica para dar uma animada e o sabor fica divino! Nesses eu usei um Licor de Chocolate Dubon!
Vou colocar aqui a receita que eu fiz para esta foto a criatividade fica por conta de cada um, ok?
Ingredientes:
2 latas de leite condensado ( Ladies & Gentlemen...tem que ser aquele que a moça carrega um balde na cabeça, isso sim, faz muita diferença!!!);
2 caixinhas de creme de leite (25% de gordura, hoje nessa onda fitness a maioria tem 17% mas existem algumas marcas com 25% de gordura, mais uma vez... faz diferença);
4 Colheres de Sopa (generosas) de Manteiga sem sal (de boa qualidade!!);
6 Colheres de Sopa ( nem tão generosas assim) de Chocolate em Pó
30 ml de licor de chocolate ou de cacau
Eu faço assim...
Derreto a manteiga em fogo baixo e coloco o chocolate em pó ate que ele se dissolva por completo (sempre em fogo baixo), depois de virar uma calda grossa, coloco o leite condensado e o creme de leite e mexo em fogo médio ate dar ponto, digo soltar do fundo da panela. Nesse momento pode colocar o licor, com o fogo já desligado, e mexer ate que o doce fique homogêneo novamente, uns 2 minutinhos no máximo.
Mexeu a panela e a massa fica rebolando juntinho e você conseguir ver o fundo da panela, pode virar num pixex untado com manteiga, deixe esfriar, na verdade o ideal e fazer um dia antes da festa, para ele ficar bem macio na hora de enrolar.
Enjoy!!
*;p
domingo, 25 de março de 2012
Quaresma...
É,as circunstâncias estão me fazendo de fato utilizar esse período de quaresma para a reflexão, reciclagem; e também me fez pensar que, SCANDAL, nunca havia postado nada relacionado a peixes ou frutos do mar para vocês.
Mas a preguiça de ir para a cozinha é tamanha, que vou postar uma idéia daqui, um blog que admiro muito e já testei várias receitas de sucesso!!
Salmão com Molho Ásiático
(Nigella Kitchen: Recipes from the Heart of the Home)2 pimentas, vermelhas ou verdes, sementes removidas, picadinhas
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
2 cebolinhas, somente a parte branca, em fatias bem finas
¼ xícara (60ml) de molho de peixe
2 colheres (sopa) de saquê
2 colheres (sopa) de mirin
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de água
1 filé de salmão, sem pele, de aproximadamente 600g
Prepare o molho: em uma tigela, misture bem o alho, a pimenta, o gengibre, a cebolinha, o molho de peixe, o mirin, o suco de limão e a água.
Aqueça uma frigideira ou chapa em fogo médio e sele o salmão nela por 4-5 minutos de um lado e 1-2 minutos do outro – o peixe deve ficar opaco e cozido no centro. Retire do fogo e transfira para um prato. Desfaça o peixe em lascas e regue com um pouco do molho.Sirva imediatamente, com o molho restante à parte.
Rend.: 4 porções
Viram como podemos garantir o Cardápio da Quaresma sem passar horas na cozinha?Aproveitem!Bjokas
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Por um 2012 mais saudável...
Será que eu consigo adivinhar alguma de suas resoluções para 2012? Perder peso? Acertei? RÁ!!! Só não acertei na Mega, ainda! Muita gente sofre "a vida" quando pensa em fazer alguma dieta, se for muito restritiva então, socorro!
Mas não precisa sofrer minha gente! Existem receitas deliciosas que podem ser nutritivas e muito saborosas. Exagerou nas comemorações de Final de Ano? Desencana, ainda dá tempo de recuperar a forma para o carnaval! Vamos combinar que hoje não existem mais desculpas para não manter a forma, inúmeros sites com dicas, cardápios e receitas lights,agora força de vontade ainda não esta à venda!
Esta receita que estou fazendo hoje adaptei daqui!
Quiche de Espinafre e Gorgonzola
Massa:
250 gr de ricota ralada
5 c.s. de farinha de trigo (nesta receita utilizei farinha integral)
2 claras
Sal
Recheio:
Um maço de espinafre (admito que nesta preparação eu usei espinafre congelado...hehe)
1 cebola
1 dente de alho
azeite
sal
200 gr de Gorgonzola em pedaços (Escolha uma marca que seja renomada, para não alterar o sabor da receita)
Molho:
1 lata de Creme de Leite
150 ml de leite (aqui pode-se usar o desnatado)
2 gemas
1 ovo
Noz Moscada ralada
50 gr de Queijo Parmesão
Sal
Prepare assim:
Massa:
Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa, note que ela não desgruda completamente da mão,
mas dá ponto para abrir num plastico filme e forrar uma formade fundo removível (untada com manteiga e farinha de rosca),
mas se não tiver a forma, pode ser um pirex ou uma forma normal! No Stress *:)
Recheio:
Refogar a cebola e o alho (nesta ordem) no azeite até ficar douradinho, juntar o espinafre até murchar,
esperar esfriar antes de colocar sobre a massa.
Molho:
Bater os ingredientes em uma tigela média, com um fouet, até que fique uma mistura homogênea
Montagem:
Untar uma forma (25 cm aprox.)com manteiga e farinha de rosca e colocar a massa, pode-se abrir a massa na palma das mãos, ou entre dois pedaços de papel filme, a escolha vai depender da sua habilidade. Depois colocar o espinafre refogado os pedaços de gorgonzola e o molho! Forno médio ( pré aquecido em 180 graus) por 35 minutos aproximadamente.
Depois e Antes |
#ficaadica:
*Se usar uma panela anti-aderente,para fazer o refogado de espinafre, menor será a quantidade de azeite utilizada para este refogado.
*Pode -se substitur o recheio de acordo com sua imaginação!
*A massa pode ser feita com 200 grs de ricota e 50 grs de parmesão, fica show, mas se for usar parmesão na massa retire o sal, para não estragar sua receita
Considerações Finais:
*A foto foi cortesia do meu irmão Lorão do Coração! Love you forever and ever!
*O pano de prato foi pintado a mão por minha amada Mami, responsável por me ensinar, dentre muitas coisas, a cozinhar e ainda não perdeu as esperanças para que eu aprenda a pintar e bordar...hehehe
Assinar:
Postagens (Atom)