quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fricassê de Frango







Cá estamos em mais um feriado Cristão; no Rio de Janeiro 21C, com o mar em ressaca e temperaturas mínimas, o que não nos sugere nada diferente a não ser nos alimentar fartamente *;) Curtiu? Apertem os cintos rsrsrs...Particularmente  eu adoro cozinhar pratos suculentos e cremosos no frio. Hoje vou postar uma receita bem conhecida nos lares afora deste "Brasil Varonil".

O Fricassê de Frango


Ele foi trazido pelos portugueses...Dããã...nada mais óbvio! Ah, mas ele  também poderia ter chegado aqui através dos holandases, ou por intermédio de vários outros povos que,
por aqui passaram e deixaram sua contribuição à nossa rica culinária; mas voltemos ao post do dia, o Fricassê de Frango integra nossa culinária desde o século XVIII e tem sua origem na França. Nasceu originalmente de um guisado de vitela (maldade com os bezerrinhos, mas eu adoro essa carne, os vegetarianos que me perdoem) ou frango cortado em pedaços e cozidos em molho bem temperado, cremoso e abundante.

Claro que cada um tem sua adaptação para esta receita, a minha foi elaborada para alimentar um grupo de amigos, num final de semana na serra (Mury), fiz um  cálculo  para  um grupo de cinco famintos...então vamos ao que interessa?


Fricassê de Frango

Ingredientes

3,5 kg de peito de frango (limpo e cortado em cubos)

2 cebolas roxas

2 dentes de alho

Pimenta Verde (triturada à gosto)


6 a 7 Grãos de Zimbro

3 Taças de Vinho Branco

Azeite

300 ml de Molho de Tomate  (p.s.: molho, não é extrato!!)

2 c.s farinha de trigo

Noz moscada ralada

2 caixinhas de Creme de Leite

300 grs de Parmesão

200 grs de Champignon fatiado

300 grs de Queijo Estepe

100 Manteiga

Sal

Batata Palha

#Modifazê:

Depois de dar uma lavadinha no peito e frango com suco de limão ou vinagre de maçã (prefiro este último), cortamos em cubos (regulares hein galera!) e coloque num refratário,
depoir vamos partir as cebolas em 4 pedaços iguais e distribuir pelo refratário, cortar os dentes de alho ao meio e repetir o processo, em seguida, amassar as sementes de zimbro e jogar sobre o frango, moer as sementes de pimenta verde sobre o frango, à gosto. Regaremos o frango com o azeite e depois o vinho branco, cobrir o refratátio em papel filme e levar a geladeira até a hora do preparo. Olha esses sabores misturados vão deixar um gosto especial no molho cremoso, acreditem!!A marinada logo depois do café da manhã, uma vez pronta e fui jogar peteca, para queimar o café da manhã rsrsrs e esperar a galera gritar de fome novamente :)

Lá pelas 15:00 hrs, fui fazer a primeira etapa do "meu" Fricassê. Retirei da marinada a cebola roxa e o alho e piquei bem pequenininho, peguei uma panela (graaannnnde) e coloquei a manteiga até ela começar a dourar, joguei a cebola e depois que ela começou a ficar transparente joguei o alho e "aumentei as chamas do fogão" rsrsrs (#drámaaatica), para o fundo da panela começar a dourar (não deixem o alho queimar), para dar cor ao frango quando ele entrar na jogada.

Quando o fundo da panela ficou com aquele bronze coloquei o frango (sem o caldo da marinada), e deixei cozinhar, coloquei o molho de tomate e fui acrescentando a farinha de trigo alternando com um pouco do caldo da marinada, para formar um molho cremoso.Desliguei o fogo e acrescentei os champignons, o sal e a noz moscada, por ultimo veio o  creme de leite.

Calma que ainda falta levar para gratinar...Depois de ter que ,infelizmente, dispensar o que restou da marinada, lavei o refratário e coloquei metade do frango cremoso, e coloquei as fatias de queijo estepe, nessa hora podemoscolocar umas colheradas de catupiry, deve ficar bem legal também. Cobrimos com o restante do frango, coloquei uma mistura de batata-palha e queijo parmesão e lever para dourar, no forno elétrico funciona melhor se colocar todo o calor para a parte superior do forno, mas ninguem percebeu este detalhe!

Bon appétit!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário